Youtube TV chega
para conquistar um mercado no qual a Google ainda não explorava.
A Google lançou, em
março do ano, passado um novo serviço para a sua plataforma de vídeos, o YouTube
TV, uma espécie de "TV por assinatura online" que busca transmitir ao
vivo canais de televisão. A ideia foi criada no intuito de ser um diferencial e
conquistar uma importante fatia na internet, onde os serviços de séries e
filmes On demand têm conquistado a
preferência dos internautas. Após um ano da criação, a plataforma já conta com
350 mil usuários e mais de 50 canais para o assinante.
A Google observa nesta
proposta de "TV Online" a oportunidade de conquistar o crescente
número de telespectadores que estão cancelando as assinaturas de TV a cabo para
assistir seus seriados favoritos online. As quatro maiores empresas de TV por
assinatura nos Estados Unidos perderam 1,5 milhão de clientes em 2017. "TV
ao vivo sem cabo", a proposta impressiona e busca fazer com que as pessoas
abandonem a TV a cabo e contratem o serviço.
O conteúdo do Youtube
TV está disponível por enquanto apenas para algumas cidades dos Estados Unidos
e custa 40 dólares mensais, sendo que seis pessoas podem dividir uma mesma assinatura. Ainda não existe uma
promessa formal sobre se ou quando o serviço será disponibilizado para o
Brasil. Para o comunicólogo especialista em mídias sociais, Jonathan Franklin,
a plataforma é a modernização da mídia televisiva e contribui muito para que
conteúdos regionais alcancem outros públicos, mas ressalta que no Brasil já é
possível acessar conteúdos de emissoras de TV de forma gratuita no Youtube, ou
até mesmo pelos aplicativos das emissoras.
O aplicativo Youtube
TV é compatível com Android e iOS e por meio de um aplicativo você pode
configurar suas preferências assistir o que deseja e transmitir qualquer
programação para outros dispositivos, como televisões por exemplo. O plano
permite aos usuários gravar quantos programas desejar, simultaneamente e sem limite
de espaço, e os vídeos ficam salvos por nove meses. O Youtuber Giovanni Henrique Lima vê
nesta proposta mais uma alternativa de conteúdo pago dentro do site e lembra o
lançamento do music play Youtube Red
em 2014. "A Google vê no YouTube uma forma de conquistar mercado e espaço
dentro da internet, quando lançou o YouTubeRed propiciou
aos usuários a chance de assistir o conteúdo sem propaganda, agora com o
YouTube TV torna-se uma alternativa de praticidade e economia para àqueles que
pretendem assinar com pacote de TV por assinatura".
O pesquisador
e pós-doutor em comunicação da Universidade de Caxias do Sul, Álvaro Benevenuto
Junior, analisa a proposta como um fenômeno interessante de se analisar pois
mistura vídeo por demanda com a programação em fluxo da TV e a programação
empacotada da TV por assinatura. Mas analisa as dificuldades da inserção desta
proposta no Brasil devido à regulamentação que canais de TV sofrem e também
pela capacidade de banda (Bandwidth) que temos de internet no país.
Acompanhe a conversa o pesquisador:
Comentários
Postar um comentário